Por Victor Bastos
Iniciamos o grupo de estudos Arte, Subjetividade, Corpo, coordenado por Fabiana Britto (PPGDança – UFBA) e articulado por Ana Risek (Labzat-UFBA), Lutero Almeida (Laboratório Urbano – UFBA) e Tiago Ribeiro (Labzat-UFBA), com a apresentação do campos de estudo e área de atuação de cada participante.
Depois desse levantamento pensamos juntos qual o modo de iniciarmos os nossos estudos, pois ninguém se conhecia. Daí, fizemos cada um, um “enganchamento” (a partir da ideia de gancho) nas percepções, afetos, métodos, ideias, presentes na fala do outro. Materializamos esse pensamento fazendo um círculo de arame com post-it com o nome de cada um dos presentes.
No segundo dia, a proposta foi entender e abstrair todo o processo da “rede” construída no primeiro dia. Foram feitos questionamentos quanto ao nome do processo e como se dava as partes comuns e dissensuais dos participantes dentro da “rede”.
Por fim, foi mudado o formato dela para provocar um distanciamento e a mudança de visão dos participantes sobre a “rede”, o que motivou um entendimento mais amplo das correlações entre os trabalhos.
Confira fotos.
* Os grupos de estudo aconteceram nos dias 5 pela tarde e 6 pela manhã na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, integrando a programação do Corpocidade 4.